Plantar árvores é devolver à Terra o que dela retiramos: a vida ( Severino Iabá )

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

BOI ROSADO AMBIENTAL -,RETROPECTIVA 2016

 Depois de um ano de muitas lutas em defesa de nosso Planeta, nosso projeto Boi Rosado Ambiental finalizou 2016 com um lindo festejo de Natal em Contagem e Belo Horizonte e a doação de 400 mudas de árvores.
Temos muitos motivos para comemorar pelo que conquistamos, mas também a nos preocupar com a crescente onda  conservadora e ante-ecológica no Brasil e no mundo, cujo retrocesso vem afetando nossa frágil democracia, os seres  viventes mais desprotegidos e o planeta. 
Em 2016, com a ampliação de nosso viveiro e  a  mobilização da Raquel Quintão, Dani, Iracema e de outros colaboradores do projeto, dobramos nossa produção e doação de mudas de árvores a população, como também a participação de pessoas nos mutirões ( cerca de 200 estudantes e moradores da Grande Belo Horizonte). Atualmente, nosso viveiro depõe de aproximadamente 4 mil mudas e  mais 3 mil serão transplantadas nos próximos mutirões, que começam dia 29 de janeiro de 2017. 
Nossa luta eco cidadã em 2016 não se limitou a  isso. Apoiamos as lutas dos movimentos sociais e ambientais, como Festvelha, Rejeito, Grito das Águas e Parque Jardins America, onde realizamos diversas intervenções ambientais ( doação e plantio de mudas)  e  artística ( cortejo e instalação). Só no Parque Municipal de Belo Horizonte foram doadas aproximadamente 2000 mudas de árvores.  
Além disso, realizamos uma campanha colaborativa para manutenção destas  ações,  que  infelizmente não foram suficiente para cobertura dos gastos do Projeto Boi Rosado Ambiental. Acreditamos que em 2017, apesar da crise, esta questão será resolvida com as novas parcerias.
Mais uma vez, agradecemos  a todos pelo empenho e dedicação ao Projeto. O melhor de tudo é o que vivemos como eco cidadãos do mundo. Juntos apreendemos a cuidar um do outro e a cuidar do nosso planeta doente.
Que em 2017, possamos continuar lutando e compartilhando o que temos melhor: a vida. Somente assim, viveremos dias mais sustentáveis com todos os seres viventes do planeta.

Um forte abraço roseano e  um 2017 mais solidário e sustentável para todos.

Severino Iabá,
Coordenador Geral do Projeto Boi Rosado Ambiental




Instalação " Rio Morto" na Praça Sete de Belo Horizonte, dia 5 de novembro de 2016 - Participantes do projeto Boi Rosado Ambiental e do movimento Rejeito  trabalharam na obra com o artista plástico Severino Iabá, fazendo uso  de mineiro de ferro e terra comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário